quarta-feira, 29 de março de 2017

SANTA LUZIA PASSOU POR AQUI, COM SEU CAVALINHO COMENDO CAPIM . . .






EHoje é dia de Santa Luzia ! A portadora da Luz !
Em algumas cidades da Itália e também aqui no Brasil (principalmente onde houve colonização italiana)  costuma se montar o presépio no dia 13 de dezembro, dia de “Santa Luzia”.

Monta se o presépio no dia  de “Santa Luzia”  e desmonta se no dia dos Reis Magos ( 6 de janeiro).  Assim como o nome já diz, Santa Luzia abre o período em que a “luz” do  mundo irá chegar.

Então é hora de montarmos o nosso presépio!



Vida de Santa Luzia

Se pouco se sabe sobre a vida de alguns santos, o mesmo não acontece com a vida e morte de Santa Luzia. A tradição oral sobre o martírio de Santa Luzia  foi confirmada ao se descobrir uma inscrição grega sobre  um sepulcro em Siracusa.... era o sepulcro de Santa Luzia.
A inscrição confirmou a tradição oral cristão sobre sua morte e seu martírio.

Hoje, seu corpo repousa e está exposto a visitação, na Igreja de Santa Luzia e São Jeronimo em Veneza, Itália.


MARTIRIO DE SANTA LUZIA

Luzia ou “Lucia” como chamam os italianos foi uma jovem que nasceu em Siracusa  (Sicília), por volta do ano 283 e martirizada em 304 no governo do imperador romano Diocleciano. Diocleciano foi um imperador romano e empreendeu uma terrível  perseguição  contra os cristãos.

  Foi a “Era dos Mártires”.

Segundo os historiadores, Luzia era de uma família rica e cristã. Tinha os cabelos e os olhos castanhos e media 1,50 cm.

 Pequena na estatura foi grande em sua fé.

 Ainda adolescente ficou órfã de pai e sua mãe (Eutíquia), que era muito doente, preocupada com o futuro da filha, a prometeu em casamento a um jovem fidalgo da cidade chamado: Mucio.

 Luzia era devota de “Santa Águeda” e em uma peregrinação ao tumulo da santa pede a graça de ver sua mãe curada, em troca promete se consagrar sua vida a Deus.
A Graça lhe é concedida e ela avisa a mãe que não se casará com o jovem fidalgo.
Mucio, seu noivo,  sentiu-se rejeitado e denuncia Luzia ao governador Pascácio; homem perverso que, em tribunal, intimou-a a fazer sacrifícios aos deuses pagãos e casar se com o fidalgo Mucio.

Como palavras não a convertiam, mandou joga-la em uma casa de prostituição,  mas ninguém conseguiu leva- lá para o prostibulo. Como isso não deu  resultado tentaram colocar fogo em seu corpo, mas as chamas nada fizeram contra ela.

Vendo que nada a convencia de converter se ao paganismo, deceparam sua cabeça no momento em que ela dizia :

“ Adoro a um só Deus, o verdadeiro e a ele prometi amor e fidelidade”.




Algumas histórias contam que Luzia teve seus olhos arrancados, porem isso não parece ser verdade. O fato de Santa Luzia ter se transformado na padroeira dos olhos deve se mais ao seu nome que significa “Luz’.
Sua fama de Santa se espalhou por toda a Itália e Europa e depois para todo mundo, onde hoje é venerada e honrada como a "Santa da Visão".
Ela é representada com um prato nas mãos onde repousam um par de olhos. Vem acompanhada pelo seu cavalinho, seu companheiro das peregrinações que costumava fazer nos túmulos de outras santas mártires. O cavalinho, na realidade é um “asinelo’ ou seja um “burrinho”, que representa a força, a humildade e a sabedoria que vem das coisas simples.

ORIGEM E TRADIÇÃO NA ITÁLIA

Na Itália o dia de Santa Lucia é um dia mágico e é comemorado em algumas regiões da Itália com muito mais entusiasmo que o próprio Natal. 

Em casa, nas escolas, as crianças ouvem as historias de Santa Luzia e fazem "castiçais" para a procissão de Santa Luzia que acontece em algumas igrejas assim como na Escandinávia ( ver abaixo).

No dia de Santa Luzia as crianças e adulto ganham presentes e balas em troca do pratinho de capim ou como é conhecido o "Prato de Santa Luzia".  Não se pode ver Santa Luzia e ela só da doces para as crianças que se comportaram bem durante o ano e as crianças que foram desobedientes podem encontrar ao inves dos presentes e balas somente um pedaço de carvão. Lá, o dia de Santa Luzia é mais comemorado que o nosso Natal, pelo menos pelas crianças...
 Em algumas praças armam se barracas que vendem os afamados "doces de Santa Luzia e para aquelas que não mereceram ganhar doces existen doces em formato de carvão. Claro que deve ser só uma brincadeira para assustar alguma criança mais travessa ou fazer uma brincadeira com adultos. 

Conta a história que a tradição surgiu em Verona, Italia,  por volta do século XIII quando uma perigosa doença nos olhos acometeu muitas crianças e adultos. Os pais e familiares fizeram uma promessa de irem em peregrinação até a Igreja de Santa Águeda e para convencerem as crianças a participar  da procissão e irem descalças, eles prometeram que Santa Lucia iria encher os sapatos e meias de todos que participassem  com doces e frutas. Desde então toda noite de 12 para 13 de dezembro as crianças colocam o "Prato de Santa Luzia".(http://blogagemcoletivami.blogspot.com.br/2012/12/hoje-e-dia-de-santa-lucia.html)


Trovinha de Santa Luzia ( Itália)


"Zitti, zitti fate piano
vien la Santa da lontano,
porta a tutti dolci e doni
soprattutto ai bimbi buoni.
Ma se un bimbo é cattivello,
oltre tutto un po' monello,
nulla trova nel tinello.
Quindi bimbi birichini
diventate un po' bravini,
e i cuoricini tutti spenti
con la Santa si fan contenti.
Grazie, grazie Santa Lucia,
il tuo incanto mi porti via"


Tradição de Familia 

"Santa Luzia passou por aqui, com seu cavalinho comendo capim"

Como filha de italianos eu me lembro de algumas vezes, principalmente nas férias em Rodeio-SC, termos ( eu e minha irmã) colocado um pratinho de capim com cenoura para a santa a pedido de minha mãe e minha tia. 
Ficamos deitadas na cama esperando, para ouvir o trote do cavalinho que carregava  Santa Luzia passar pela nossa janela e... ouvimos !  Sugestionadas ou quem sabe, uma delas fazendo um barulho parecido com o cavalinho não sei, mas o certo é que tremendo de medo e euforia a ouviamos passar sob a nossa janela .




http://wasabicucina.blogspot.com.br
/2010_12_01_archive.html
Pela manha encontramos no prato bombons, balas e os conhecidos biscoitos de "Santa Luzia" mas que na minha familia são conhecidos tambem pelo nome de "Biscotti del Bambinell" 





E nos ensinaram esta  trovinha:

"Santa Lucia, Mamma mia, porta roba´in casa mia,

Se la mamma no la ghe´n mete,
Resta voide le scudelete,
Co´la tasca del papá,
Santa Lucia vegnirá"

(A trova acima pede para Santa Lucia trazer um presente. Caso a mãe não coloque nada no prato que deixou para o “cavalinho” de Santa Luzia, ela  acredita que o pai lhe dará algum dinheiro para que se realize a tradição do dia da Santa.)


Já minha mãe conta que na época dela, ela ganhava um sabonete, um pedaço de pano para fazer uma blusa! Era o presente que os pais, colonos, podiam dar a seus filhos. 



TRADIÇÃO NO BRASIL



Aqui no Brasil Santa Luzia tambem é tida  como a Padroeira dos olhos e muita gente conhece a “simpatia” de Santa Luzia para tirar um cisco que tenha caído nos olhos.
A simpatia consiste na pessoa passar um lencinho no olho ou esfrega-lo por 3 vezes recitando a trovinha:

“Santa Luzia passou por aqui, com seu cavalinho comendo capim”.


Foto de Fábio Scarenzi
Aqui no estado de São Paulo, no distrito de colonização italiana "Quiririm";  conheci o artista "Fabio Scarenzi" que organiza juntamente com outras pessoas da comunidade a festa de Santa Luzia. 
Uma moça, vestida de Santa Luzia, sai em cima de uma carroça distribuindo doces e balas para as crianças.
Uma tradição de 120 anos !





Tradição Européia

Na Escandinávia assim como na Suécia, a Festa de Santa Luzia é uma das poucas festas religiosas ainda celebrada.
Uma jovem vestida com vestido branco e uma faixa vermelha (símbolo do martírio), carrega palmas e usa uma coroa  de velas em sua cabeça, atras dela uma procissão de outras moças tambem vestidas de banco que carregam velas, pães e biscoitos enquanto cantam ! 


No passado, até meados do século 18 ( no Hemisfério Norte) , acreditava se que esta data era a noite mais longa do ano ( Solstício de Inverno) e a Festa de Santa Luzia era celebrada como um pedido, uma graça para que o longo inverno fosse abençoado com bastante luz 


Click aqui para ver : Linda Tradição em Estocolmo


Trovinha de Santa Luzia ( Itália)


"Zitti, zitti fate piano
vien la Santa da lontano,
porta a tutti dolci e doni
soprattutto ai bimbi buoni.
Ma se un bimbo é cattivello,
oltre tutto un po' monello,
nulla trova nel tinello.
Quindi bimbi birichini
diventate un po' bravini,
e i cuoricini tutti spenti
con la Santa si fan contenti.
Grazie, grazie Santa Lucia,
il tuo incanto mi porti via"


(http://www.ilpaesedeibambinichesorridono.it/filastrocche_santa_lucia.htm)

6 comentários:

  1. Muito obrigado pela história, fiz print do versinho para quando meu filho estiver grandinho, recitar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico Feliz Por ai e tais Moni e Junior.
      Esta noite é dia de Santa Luzia. Pode preparar um pratinho com cenoura e capim que hoje a noite ela passa.
      Felicidades !

      Excluir
  2. A verdadeira história de Santa Luzia é de que era uma moça muito bela filha de um Rei poderoso, e quando do falecimento de sua mãe, a rainha, seu pai tentou possui-la por sua beleza e graça, e ao fato de negar, seu pai mandou arrancar seus olhos. Após isso ela mesmo sem os olhos começou a enxergar e fazer curas. Esta é a verdadeira história de Santa Luzia.

    ResponderExcluir
  3. História baseada em uma religião cristã discreta e confiável

    ResponderExcluir
  4. Queria muito a receita dos seus biscoitos. Estou desde manhãzinha caçando nas receitas da minha mãe, mas sem sucesso.

    ResponderExcluir