domingo, 20 de abril de 2025

Feliz Pascoa / Porque Coelhos e Ovos? Você Sabe?

 

Você já deve saber que a Cultura de um local é o “sincretismo” de várias culturas que existiram anteriormente. Sincretismo é combinação de diferentes praticas e crenças que resultam em algo novo. Isso acontece em todas as culturas da humanidade. Ela vai se unindo a novas ideias e acontecimentos para resultar numa nova “Cultura” ou “tradição” que atende a expectativa de um grupo de pessoas.

Os povos antigos acreditavam que os astros eram “seres” ou “elementos” que representavam ou estavam a serviço de um Deus. Assim, nos períodos de inverno quando o sol quase não aparecia no hemisfério Norte, as pessoas temiam que o “Sol” poderia nunca mais voltar e todos podiam morrer de frio e fome pela falta do Sol.

Quando percebiam que o Sol retornava, eles faziam grandes celebrações, pois isso significava que a vida retornaria. As flores, cereais, frutos cresceriam novamente. Com o passar dos anos eles constataram que isso ocorria em ciclos e viram que conforme a posição das estrelas esse ciclo estava chegando.

Assim, desde tempos imemoriais várias culturas celebravam o que hoje chamamos de “Equinócio da Primavera”. O retorno do sol após um período de frio e neve.

Tudo isso que conto ocorria e ocorre na parte Norte do nosso planeta. Aqui na parte Sul temos as mesmas coisas acontecendo porem em épocas diferentes. Ou seja, quando é primavera no Hemisfério Norte, aqui no Hemisfério Sul é o “outono”. E, como essas tradições já existiam a milhares de ano no hemisfério Norte nos as cultivamos nas mesmas datas que eles.

Várias culturas já celebravam há milênios o que celebramos atualmente com “Pascoa”. Os nomes mudavam, mas a “essência de retorno à vida” é a mesma.  As culturas pagas celebravam o retorno do Sol e a cultura crista aproveitou essa data que eles celebravam para também celebrar e comemorar a vinda de “Jesus Cristo” ou a Vitória de Cristo, nosso sol, contra a morte.

Jesus então é o nosso Sol, símbolo de fé, força, vida, luz, renovação.  

Como as datas se fundiram e as celebrações aconteciam no mesmo período e tem em parte a mesma essência (renovação, vitória) os símbolos acabaram se fundindo também.

As antigas culturas usavam a Lua para se orientarem e comemoravam com a chegada do sol os deuses e deusas da fertilidade, agricultura etc.

Então pela observação do Céu, do clima, da duração do Sol e da Lua no céu se faziam as festas. As festa eram comemoradas “x” dias após o Equinócio da Primavera. Assim também a nossa Pascoa é comemorada no “1o Domingo após a 1ª Lua cheia após o Equinócio da Primavera, e é por esse motivo que ela é móvel e pode cair em março ou até abril”.

Assim como até hoje procuramos por símbolos para representar nossas festas os antigos também os procuravam.

Nesta época em que celebravam a chegada da Primavera os povos do hemisfério Norte viam desenhado na Lua uma grande “Lebre”. E este,  acabou se tornando um dos símbolo de alegria, fertilidade e renovação. Como aqui no nosso Hemisfério Sul conhecemos mais os “coelhos” do que as “lebres” foram eles, os Coelhos, usados para simbolizar a Pascoa ao invés da lebre.  

E os “Ovos”?

De onde vem essa tradição de ovos de chocolate que presenteamos na Pascoa?

Coelho não põe ovo e muito menos de chocolate!

No Hemisfério Norte os meses que antecedem a chegada da Primavera são meses de muito frio e neve. Para proteger suas “criações” como vacas, galinhas, cabras e outros animais domésticos, as pessoas os traziam para perto de suas casas e os colocavam em algum lugar mais quente e protegido. Quando enfim, devagarinho o sol retornava, as galinhas eram as primeira a saírem dos seus refugio e recomeçavam a colocar “ovos”. Esses primeiros ovos que as galinhas recomeçavam a colocar entre fevereiro, março e abril eram guardados para dar de “presente” para as pessoas mais frágeis como crianças, idosos e enfermos. No começo só ofereciam o ovos, depois começaram a pintar com tintas vegetais como casca de cebolas erva beterraba.  Com o passar do tempo à tradição de “pintar ovos” se incorporou como um presente da Pascoa. Cada cultura enfeitou o “OVO” de uma forma diferente, mas todas lindas e representando sempre a alegria, a fertilidade.

O chocolate só chegou à Europa depois de 1.500 após o descobrimento das Américas e para os índios era uma bebida ritualística, amarga e refrescante. Os espanhóis foram os primeiros europeus a provarem essa mistura e acrescentaram mel para conseguirem beber.

Foi somente em 1879 que um Suíço misturou ao cacau, leite e açúcar, e assim surgiu o nosso CHOCOLATE. O Chocolate representa o mundo, pois temos o Cacau e o Açúcar das Américas, o Leite e o Coelho do Hemisfério Norte.

 Com o passar do tempo àquilo que era um alimento caro, consumido somente pela elite começou a ser consumido por todas as idades, mas principalmente por crianças.

Conhecendo as historias da humanidade podemos ver que para recebermos nossa cesta de chocolate toda enfeitada e cheia de ovos de pascoa, a humanidade caminhou milênios.

Claro que se formos falar sobre a celebração e tradições da Pascoa Cristã teremos outra historia, rica, vitoriosa, mas eu sei que voce sabe e será um texto para  outro dia !

Uma Feliz e Abençoada Pascoa, para voce e toda familia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário